quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha eleitoral, partidos cristãos e Ética na Democracia.

   
   O programa eleitoral do PSOL que exibiu o beijo gay entre dois jovens que infelizmente não foi ao ar em MG foi o assunto mais polêmico envolvendo eleições até agora. Um beijo de menos de 3,4 segundos no tempo já reduzido do programa do partido já foi o suficiente pra causar revolta no Relator do conselho político da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, lelis Washington Marinhos. Retirado do portal IG:









" (...) Lelis Washington Marinhos está defendendo que os partidos adversários e até mesmo o Ministério Público entrem com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral pedindo a retirada da cena do ar.
– O que eles fizeram é uma provocação à sociedade brasileira. É uma situação deplorável, a grande maioria condenaria um ato desse, que antes era considerado atentado ao pudor pela lei. Para o bem da família, cenas como essa deveriam ser proibidas na televisão, ainda mais em horário eleitoral, que é acessível e estimulado. "
  As Assembléias de Deus têm um Conselho político no Brasil?!  Brasil, aquele país que desde 1891 é conceituado como um Estado Laico? Ou pelo menos deveria ser, mas vamos ser honestos... Isso no Brasil já caiu por terra há muito tempo. Em época de campanha eleitoral, somos bombardeados por Pastores, Padres, Apóstolos e missionários que, afiliados à partidos inconstitucionais só pela sua prima existência, defendem os ideais da Bíblia e da "família", em claro desacordo e desrespeito com a constituição do nosso país.
  Aliás, sabe-se-lá o motivo disso, tomaram o conceito de "família" pra eles próprios, não aceitando contestação ou opinião contrária mais justa, ampla e democrática sobre ele. Não, só cabe a eles o direito de definir família e ponto final. Família é aquele casal hétero com 22 filhos (já que sexo só serve pra procriação, certo?) vivendo sob a regência de preceitos normativos de um livro que foi escrito há mais de 2.000 anos. Beijos gays são uma afronta à família brasileira e à ética do cidadão.
   A ética, pra eles, consiste em leiloar curas pra doenças, fazer mutirões movidos à fé e boa vontade de pessoas que não têm cultura e instrução pra refletir sobre o próprio conceito daquilo em que acreditam. Escondem e se calam diante dos casos de pedofilia (Gay! que ironia!) que se multiplicam em escala geométrica na sua instituição. Sexo, prazer, direitos civis, Estado Laico e etc são coisa proibida. Pedofilia, lavagem de dinheiro, lavagem cerebral devem, então, ser coisa tolerada e incentivada pela tal "ética". Não vêem qualquer problema em ler e divulgar idéias medievais, não tem problema algum em ensinar à crianças conceitos ultrapassados - de um livro que respinga sangue - e não sentem qualquer constrangimento em ensinar o ódio.Entretanto,não toleram que os seres humanos façam escolhas diferentes ou vivam diferente, sejam diferentes.A estes cristãos, não lhes é compreensível o conceito de "respeito ao próximo".
  O que se vê em seus cultos éticos, transmitidos nacionalmente em horário nobre em emissoras de renome, é um verdadeiro circo de comédia, nos quais falam mal e vulgarizam tudo e todos que eles consideram errado ou que vá em contra-mão com o que acreditam, onde nem a constituição fica de fora. Simplesmente não compreendem a pluralidade de idéias e, sempre que alguém vai até eles com argumentos coesos, concisos e baseados na racionalidade e bom senso, se escondem atrás de algumas passagens da bíblia, achando que ela explica tudo e defende tudo e dá a eles o direito de fazerem o que bem entendem onde bem quiserem. O nome que dão a isso? "Liberdade Religiosa."

  Bom, se a liberdade religiosa existe, assim como qualquer outra liberdade defendida pelo nosso estado, ela termina no momento que ela começa a suprimir o direito dos outros de simplesmente não aceitarem ou acreditarem no que ELES acreditam: Se eu não QUERO ser regido por um livro, se eu não ACREDITO nele, eu não deveria nem correr o risco de algum louco que se apega à ele como se apega à vida de chegar perto de regir a NOSSA democracia. A democracia? À essa sim eu devo respeito e carinho, e me sinto orgulhoso de ser regido por ela.

  
A Democracia é maravilhosa. Ela não exclui ninguém. Ela protege as minorias da maioria e inclui a todos.Entretanto, que seja estendida apenas àqueles que a respeitam e a tratam com o devido carinho. Democracia não significa votar e ser votado ou na maioria governar em detrimento de uma minoria, mas sim em uma balança em que a maioria governa, mas os direitos da minoria estão e são garantidos, em quaisquer circunstâncias.
 Os cristãos podem agir como quiserem. Que digam que eu devo ir pro inferno. Que chutem santas, que roubem dinheiro e esperança das pessoas. Que digam, até, que eles estão certos e o resto do mundo está errado. Não sei de onde eles tiraram o egocentrismo de se acharem tão donos da minha vida assim. Mas, por favor: Não digam, JAMAIS, que isso é Democracia. Que isso é a minha democracia, que é a democracia que eu amo.

3 comentários:

Unknown disse...

Amiguinho, gostaria de fazer algumas considerações. 1º qual é a verdadeira "família"? Seus pais, irmão e você não são família? existe futuro se toas as relações forem homossexuais? é natural a homossexualidade? se é natural e uma família pode ser composta apenas de homosseuais, porque nunca vi um pai uma mãe ou até mesmo um homossexual dizer que gostaria que seu filho também fosse homossexual? 2º. uma coisa é a bíblia, outra são os homens, a bíblia não faz acepção de pessoas, mas condena condutas, tipo Deus ama sim uma ladrão, assim como a mãe desse ladrão o ama, mas não concorda com o que ele faz assim como o condena a própria mãe. Deus ama o pecador mas abomina o pecado. até mesmo a democracia pregada por você não existe em parte nenhum do globo terrestre. democracia na sua essencia é ouvir a todos e não a maioria. é seguir o que todos querem e não a maioria. para 53% das pessoas que votarão na dilma foi democracia, mas e os 29% do Serra houve democracia para eles?todos os sistemas criados ou dirigidos por homens há falhas. Da mesma forma as igrejas, contudo não vale o homem mas sim a essencia do livro. há igrejas evangelicas sérias, você deve ser um estudante que conhece bem a história e deve saber que o mundo só saiu da escuridão com a reforma protestante de lutero que lutou para que todos pudessem ler a bíblia e interpreta-la como quisesse. não banalize um livro que na verdade teve sua origem a mais de 3 mil anos. que continua atual e a cada dia expande-se por todo o globo. 3º não fale do que você não conhece. somente um cardiologista pode receitar o remedio certo para o coração porque ele conhece o coração e sabe do que fala, ele conhece o assunto e pode criticar novos tratamentos que achar incorretos e perigosos. como você pode falar da bíblia se nunca leu? como pode entender se nunca leu? um professor não pode pedir a um aluno que fale de um livro ou de um autor que ele desconhece, porque assim ele não terá sobre o que falar. Respeite o que não conhece, assim você também será respeitado. 4º não acredito que qualquer beijo gay ou hetero sexual deve-se ser passado na tv aberto em horário impróprio as crianças, para não estimular uma sexualidade fora do tempo. Aliás tudo o que foge do natural deveria ser evitado para não influenciar escolhas. obrigado.

@Luiz_gx disse...

Então Jeremias, primeiro de tudo: Muito obrigado pela educação e por ter lido o meu texto. Acredito que a retórica é sempre mais saudável e mais construtiva quando nenhum dos lados falta com o respeito com o outro. Como você argumentou em tópicos, vou fazer o mesmo.

1º. Meu CONTEXTO familiar são Pais, irmãos, tios e tias. Entretanto, entendo como família qualquer vínculo com SENTIMENTO paternal/maternal entre duas pessoas que se amam, e acho que esse entendimento por ser mais amplo é mais democrático, mas isso não vem muito ao caso. E existe futuro nas relações homossexuais sim. Por que não teria? Existem APENAS casais homoafetivos no mundo, as ponto de a civilização humana se extinguir? Se fosse esse o caso, eu concordaria com você. No nosso contexto social (não o bíblico) o sexo deixou de ter como prioridade a procriação da espécie.

Ninguém quer ter filhos homossexuais hoje, porque vivemos em uma sociedade heteronormativa que segrega os direitos e coloca em risco a integridade dos homossexuais. Hoje nenhuma mãe quer ter um filho homossexual, olha o tanto de dificuldade que eles vivem SÓ por serem homossexuais. Ontem, quando quem vivia essa situação eram os negros, ninguém queria ter um filho negro, tanto pela segregação racial que foi marco na história mundial quanto pelo preconceito, que vem sendo destruído.

2º.Concordo plenamente com você sobre a questão da acepção da bíblia. VOCÊ acredita na bíblia? Tudo bem, ótimo! Mas existem vários tópicos na bíblia ( como o da homossexualidade ser um pecado ) dos quais EU discordo e, pelo fato de o meu Estado ser teoricamente LAICO, eu não deveria jamais me ter que me submeter a leis baseadas em uma conduta baseada em alguma fé. Laico vem da mesma origem grega que a palavra "Leigo". O estado decidiu ser LEIGO com relação às normas de qualquer religião que seja. Demo(povo) cracia(governo). Como o próprio nome diz: Governo do povo; não da religião. A religião NÃO PODE governar em um país com ele se entitulando LAICO ou democrático. Isso seria uma TEOcracia.

O mundo saiu da era das trevas com a Igreja Luterana? No meu ponto de vista o mundo começou a sair escuridão com o renascimento, que aconteceu alguns séculos antes de Martinho Lutero nascer. Entende como não é tudo um ponto de vista católico? Claro que as pessoas interpretarem a bíblia como bem quiserem é um marco na história, mas isso só foi possível porque algumas pessoas beeeem antes da criação da igreja luterana foram perseguidos e mortos por tentarem se desprender da onipresença da igreja da época em suas vidas.

3º. Se é pra não falar do que não se conhece, como o sr postula que eu nunca li a bíblia pra criticá-la? Falo da bíblia com muita segurança, por ter nascido em família católica e ter estudado em um colégio Marista a vida inteira.

4º. Concordo com o "não acredito que qualquer beijo gay ou hetero sexual deve-se ser passado na tv aberto em horário impróprio as crianças, para não estimular uma sexualidade fora do tempo". Mas e aí, vão cortar os beijos das novelas?.

Se a homossexualidade foge do natural como você mesmo disse, como explica acontecimentos como esses? http://tinyurl.com/3xbrs2v .

Muito obrigado pelo comentário e volte sempre!

Anônimo disse...

Oi Luis (:

Esse é um ótimo assunto para ser tratado. Bom, eu não posso me pronunciar muito quanto a questão religiosa. Já que eu sou muito cética, apesar de, assim como você, ter nascido em família católica. Mas eu não li a Bíblia e nem pretendo ler. Mas isso não vem ao caso.
Só gostaria de deixar claro que gostei muito dos seus argumentos para falar desse assunto, infelizmente, ainda bem polêmico nos dias de hoje. Contudo, já dá pra perceber que aos poucos a sociedade está se adaptando a essa questão. Ainda bem. As pessoas estão se expressando e se aceitando, cada vez mais, sem medo. O que é uma grande evolução mental do ser humano. Porque vamos combinar né... qualquer tipo de preconceito nada mais é do que burrice (sem ofenças rs). Aceitar as pessoas como elas são é um grande passo que aos poucos a sociedade está dando. Pelo menos assim eu espero.
Agora, deixar de passar essa propagando por causa de um beijo que se você piscar, corre o risco de nem ter visto, é bem podre. Na minha opinião, claro. Afinal, eu que mal mal ligo minha televisão sempre vejo (em horários nobres) algo inadequado para menores.
Enfim... só queria deixar meu comentário aqui mesmo, por ter achado esse post excelente. Muito bem escrito e argumentado. Concordo com o que foi dito por você. Acho que o mundo tá precisando de "mentes abertas" como a sua.