segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Poderia ter sido você.

" Ah, pronto. Tava demorando MUITO pra dar alguma coisa errada. "


    Foi o que eu ouvi do Luiz Felipe que estava do meu lado, quando, após ter marcado metade das questões no caderno de respostas, percebeu que a sua prova amarela era uma das fatídicas 4000 com problemas na impressão. Poderia ter sido eu que, bobão e brincalhão como sou, disse " Ah não, eu quero a branca, de paz, pq quero paz com os concorrentes! " ao negar a tal prova amarela que me seria dada no início da prova. Poderia ter sido a Adriana. Amiga querida do cursinho que se prepara há QUATRO ANOS em cursinhos pra conseguir uma vaga em medicina na tão sonhada UFMG.

   Poderia ter sido você.

  E se tivesse sido você, qual seria o sentimento? Revolta, tristeza, indignação? Mas que bom que não foi. E agora passam na cabeça daquele Luiz Felipe ( Bonito, assim como todos nós! ) que deve ter sacrificado alguns vários fins de semana. Saídas, festas, baladas, amigos, bares, bebidas e noites de sono pra se preparar pra uma prova. Horas, horas e mais horas. Incontáveis garrafinhas de água dentro da biblioteca estudando, lendo e se preparando pro possível, mas cada vez mais distante, sonho de uma universidade federal.

   Isso tudo pra que!? Pra sermos testados psicologicamente ao vermos colegas, recém conhecidos entrando no desespero ao ver que a sua prova estava MAL IMPRESSA! PORCAMENTE ORGANIZADA! Ele era uma pessoa que nem eu! BRINCARAM com o futuro de um jovem médico, um jovem fisioterapeuta, engenheiro, publicitário e sabe-se-lá quantos outros futuros profissionais! É absurda e inconformante a situação que nos foi imposta nesse fim de semana!

   Não tenho o coração de pedra pra agradecer que nada aconteceu comigo, me felicitar pelos meus 129 acertos e mandar pra puta que o pariu quem teve a prova errada. Não estou aqui no direito de opinar se a prova deve ou não ser anulada, se deve ou não ser refeita ou entrar em qualquer outro mérito do tipo. Estou aqui pra simplesmente lembrar, a TODOS os que prestaram esse exame, que estamos falando de SERES HUMANOS! esses que agora, provavelmente, tentam mover mundos pra minimizar os erros dos outros pra não verem os seus futuros, tão desejados, adiados por sabe-se-lá quanto tempo. Não! Não são 0,04% dos concorrentes. São quase cinco mil pessoas que tiveram seus sonhos e sua confiança abalados.

  " Ministro considera baixo o número de prejudicados no ENEM. " ( Uol ).

  Que tivesse sido UMA pessoa, Sr Ministro Haddad. Foi uma pessoa que perdeu completamente a confiança no ENEM, que agora sofre por problemas dos outros. Foi UMA pessoa que se preparou, estudou e ralou. Pegou ônibus lotado e não aguentou mais ficar estudando. Qual foi a última vez que o Sr chegou PERTO de uma situação como essa? Nos impõem restrições absurdas, como a do lápis e borracha, mas são incompetentes o bastante pra não revisarem uma prova antes de ela ser impressa. PAREM de achar que vocês são inatingíveis e que " Nada de errado acontecerá no ENEM desse ano " , como postulou o Sábio e sempre coerente Clélio Campolina, atual reitor da UFMG. Não somos nós que, armados de lápis e borracha, causamos as bestialidades astronômicas no exame. São vocês, munidos com uma arrogância e petulância que beiram o ridículo. Foram vocês em 2009. Foram vocês em 2010.

  É simplesmente desgastante ver que o representante da educação do nosso país trate com tanta frieza numérica o número de pessoas que foram abaladas com o exame. Aliás, não é a primeira vez que falo sobre essa distância entre política prática e sociedade aqui. Simplesmente desgastante e incoerente com o Brasil com essa democracia consolidada e economia emergente que temos. Ultrajante.

  Posso ter escrito esse texto com o coração na mão. E me desculpem os leitores que eu tenha usado o meu blog pra expressar minha indgnação com a situação que me foi imposta. Tomei as dores do Luiz Felipe. Dos Luiz Felipes, Andrés, Lucas, Bárbaras que passaram pela mesma situação que o meu homônimo. Tomei as dores porque eu sei que poderia ter sido comigo, aconteceu com o Luiz Felipe.


E poderia ter sido você.

14 comentários:

Unknown disse...

Eles dizem isso porque não é com os filhos deles.
O INEP só confirma a incompetência para com a realização do ENEM.
É vergonhoso e deprimente ver tamanho descaso com os sonhos dos outros. Lamentável -__-"

Mário Chrispim disse...

Lamentável o descuido e o despreparo de quem organiza as provas no ENEM, afinal, a prova pode determinar a realização de um sonho. Aproveitando,parabéns pelo blog, muito bem constrído e desenvolvido. Escreva mais garoto. Passarei a ser seu seguidor.
Abraços.
Mário
www.zombeteiro.com

Clarinha Carvalho disse...

O ENEM pode ser definido com uma só palavra: vergonha.
É mais do que raiva, que indignação.
É simplesmente o sentimento de incapacidade, por não poder fazer nada para mudar o que aconteceu.
Pode ser que haja protestos, mas serão tratados com desprezo, como sempre.
Não adianta!
Agora é esperar e ver o que a UFMG vai fazer.

Unknown disse...

cara vc tem que enviar esse texto para a denfensoria publica da união no e-mail : enem2010@dpu.gov.br
e mandar pra o email do procurador geral da republica e da justiça de minas gerais.Entra no google , procura o site do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Minas Gerais e manda um e-mail.
Eu ja fiz minha parte e já mandei um e-mail!!!Faça a sua!!

Olá Outubro disse...

vergonhoso. o fato do enem ser uma prova que abrange todo o brasil não é desculpa para que ocorra erros, muito pelo contrário, aí sim, por ser uma prova de uma proporção tão grande, é que se deveria ter muito mais cuidados com ela. lamentável.
e parabéns pelo blog, gostei do texto.

Júnior Altissimo disse...

Tá de parabéns, Luiz! Queria de verdade ter nascido numa época em que os jovens iam às ruas protestar causas de um TODO e nao, causas individualistas. Numa época em que se fazia, ou a menos se tentava, valer a democracia.

Mariana Souza disse...

Espetacular o seu texto e a sua posição. Acontece que infelizmente, a normalidade desse país é esconder por d baixo dos panos a vergonha que nele se implanta. Há de se convir que a maior indignação está nas pessoas que fizeram a prova, as que ficaram + de 4h sentadas durante 2 dias seguidos, com uma caneta preta na mão "construindo" o seu futuro. Os que se encontram do 'outro lado' pouco se abalam com o nosso desgosto e revolta. Só espero que esse seja o último ano dessa palhaçada, dessa insistência de "nacional". Que cada um fique com sua prova em cada estado com sua faculdade.

Chanda disse...

o enem foi criado no governo FHc e melhorado no governo Lula,é de interesse do governo serra que o enem melhorado NÃO dê certo,pois isso seria usado depois politicamente,engraçado que no ano anterior o erro foi o "roubo" que houve na grafica do jornal folha de são paulo,simpatico ao governo serra,e nesse ano também um erro grafico,tem que levar em conta isso,sabotaem pra desmoralizar o governo,quem fez isso NÃO tem interesse nenhum no desenvolvimento educacional do Brasil,veja quem fez o que.NO governo do psdb de sçao paulo foram gastos milhões com livros escolares pornograficos,livros inuteis para professores,todos comprados de editoras donas de veja,folha,pelo gov. psdb,vcs acham que isso nada tem à ve??que esse pessoal não estão por trás desses erros??

A disse...

Concordo, e além disso ainda tem o problema do vazamento do tema da redação. É muito descaso por parte do governo, creio que em uma situação dessa, deveriam usar de apoio até mesmo do exército. As provas da USP são todas veiculadas por carros forte e a gente nem sabe como são as do ENEM que é uma avaliação muito mais abrangente. Deveriam anular o ENEM porque é injusto com todos. Deveriam anular completamente o Enem e deixá-lo apenas como uma memória de aprendizado daquilo que não se deve fazer quando se tem um quadro governamental tão corrupto e corruptível como o nosso. Gosto de ser brasileira, mas nesses momentos, eu me envergonho. Muito bom texto!

Talita disse...

Parabenizo a sua disposição de escrever esse texto! Mas infelizmente esse protesto, o meu protesto e de muitos outros estudantes em nossas situações serão descartados pela organização do ENEM. É revoltantes que num país que tanto desenvolveu ocorra problemas de tamanha proporção nacional. Isso é reflexo do descaso pela educação, que de nada importa para o governo e sim é visto como um problema, pois quanto mais instruídos mais análises e reclamações faremos. É de interesse deles que a educação não tenha progresso, infelizmente. Querem introduzir na "marra" este ENEM para maquiar a péssima situação que o Brasil encontra-se na área da educação!

Unknown disse...

Sem dúvidas seu texto foi a melhor coisa que li diante da siatuaçao lamentável que nós estudantes nos encontramos. Sou a favor da anulação para todos, pois de uma forma ou de outra, acredito que todos ja estao prejudicados!
Parabéns pelo texto! :D

Unknown disse...

Isso mesmo. Poderia ter sido com qualquer um.
Por isso vamos às ruas protestar.
Foi assim que conseguiram tirar um predidente do seu cargo.
Jovens protestando.

Unknown disse...

Não vamos fazer isso a favor ou contra o ENEM, mas sim protestando a FALTA DE RESPEITO COM O ESTUDANTE BRASILEIRO!
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABsZxM7aqftxu0XojDm031L4ywAB9gZtdNU3u1crxONzy_zksy9rn_9d3g0ong51Xrwbm7yNfq-cKGOixzJsvu4Am1T1UFbEe3wpzDrW4_4B_HLxEHBKgV50.jpg
Aqui no Rio o protesto será em frente à Cinelândia: Dia 12/10/10 , sexta feira, às 13:30h

Anônimo disse...

Isso, é sucatear a educação Brasileira! É preciso, primeiramente, consolidar a prova, a organização da prova, para depois aplicá-la com a finalidade atual. Mas aplicá-la porque acontece também nos EUA e na Europa? Podemos estar perto de sermos
economicamente desenvolvidos, mas socialmente e POLITICAMENTE, passamos bem longe! É um absurdo ter de ouvir o nosso presidente Lula,dizer na África,que o ENEM foi um sucesso! Sucesso? Minha concepção de sucesso é bem diferente! É vergonhoso como o gorverno trata nós, estudantes, como FANTOCHES, não liga para nossos sentimentos, para a nossa luta. Dizem, que somos o futuro do Brasil ,mas nem sempre eles pensam no futuro!